Postagens populares

segunda-feira, agosto 17, 2009

Felicidade Programada!



Eutenho 26 anos! Nos dois dias do meu aniversário ( 2 pois um é de véspera e o outro é a data propriamente dita!) chovia pacas. Sempre digo que detesto felicidade programada. E a cada ano que passa detesto ainda mais... Aniversários, natal, dia dos namorados. pois bem falaremos de cada um deles individidualmente.

Aniversário: Eles são cruéis. As pessoas olham pra gente com aquela cara de quem tem a obrigação MORAL de nos agradar. A parte interessada, o aniversariante, sente-se acuado e praticamente obrigado a sentir-se plenamente feliz... pois afinal de contas é mais um ano de vida, esperanças se renovam e aquele blá blá blá todo que serve para qualquer outra data que comentaremos a seguir. Pois bem, o que realmente importa no dia de nosso aniversário é ter o carinho dos amigos, é pensar o quão importante é viver e etc... etc... Mentira da braba!! A gente quer presente, a gente quer um dia lindo ( de folga principalmente), queremos o cabelo controlado e a barriga de quem acabou de acordar, queremos nos sentir realmente felizes! O que eu descobri ao longo desses anos é que tudo isso é a maior besteira... o mais legal é quando tudo isso acontece naturalmente. sem a pressão da felicidade programada, sem a chuvarada que te obriga a sair de casa, sem os sorrisos forçados para te agradar, ai, não é crueldade! Mas valorizo muito mais o sorriso do dia comum do que aquele das datas comemorativas!!

Natal/ Dia dos Namorados: Datas comemorativas do capeta! São feitas pras pessoas sentirem-se culpadas pq não podem dar presentes, ou obrigadas a dar, ou revoltadas por não receber... Tá bom estou sendo radical e a radicalidade é meio estúpida, mas a questão é puramente comercial. recalcada eu??!! imagina.. Bom mesmo é ano novo e sabe porquê? Ano novo não tem a tradição de troca de presente. Apenas renovar as esperanças e abraçar seus amigos no meio de um trago danado! Pura alegria de viver!!! hahah!! Esse é bão!

O que eu quero dizer com tudo isso é que, pra mim, não faz o menor sentido ter data pra ser feliz, ou pra ser amável com as pessoas, ou para trocar presentes. Quando aprendermos que viver plenamente é viver todos os dias, como se fosse dia de natal, tenho certeza que muita decepção não fará mais sentido. Eu tento todo o santo dia controlar minhas ansiedades e lidar com a merda que a sociedade faz com a nossa cabeça desde que nascemos. Treinamos a vida inteirinha a nos distrair com coisas sem sentido. Dá um trabalho danado redirecionar o nosso pensamento para o que nos faz realmente felizes, e o que é que nos faz feliz? No meu entender, felicidade é viver agora, hoje, este momento. A preocupação com o amanhã e o arrependimento de ontem são cruéis demais... se livrar deles é questão de treino.

até... breve.

5 comentários:

guilherme =D disse...

oi Tai!
mto bom o seu texto.. ja me senti assim varias vezes!
bjao
e publique mais!

William Wollinger Brenuvida disse...

AProveite seu dia! Sem esse lance de datas. Odeio calendários, da mesma forma que suporto meu trabalho burocrático (risos).

Escrever é bom... Ajuda a gastar nossos karmas. Eu adoro escrever. Ler, escrever, e conhecer lugares novos... e voltar também onde me senti livre.

Parabéns pelo texto! Bjs,

Gabi disse...

eu concordo plenamente!! Odeio essa coisa "forçadamente do bem" que as pessoas tentam passar em datas comemorativas. Se eu for parar pra analisar, nesses dias parece que rola uma tensão, um medo que as coisas fujam do controle pra não estragar nada, e no fim acabamos sem aproveitar!!
Bom mesmo "é ser feliz e mais nada..."

Miguelito disse...

Muito obrigado, Natália!
Como estou trabalhando agora, salvei teu site aqui e prometo ler com atenção. Ok? :)

Mas sou viciado em blogs e a chance de receber um comentário meu, sempre, é grande. hahahah..

Beijo grande!

De lá pra cá disse...

Dae Tai moleca..

Gostei do que escrevestes.
Pega um foco que tu gosta, seja ela uma crítica, um humor ou qualquer outra coisa, e vai sempre nesta linha, como nesse texto. Te posiciona em uma visão e não para mais de escrever.

Beijos.
Juliano